Justiça

A Palavra de Deus diz: “Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça…! Como sou da área jurídica justiça é algo que me afeta e muito. Acredito que a injustiça dói em todo mundo (ou quase). E todos os dias podemos ver alguma injustiça em curso, pequenas e grandes. Algumas já são tão rotineiras que passam batidas, como a miséria, fome, mortes por assaltos…
Tem outras que nos foram ensinadas faz muito tempo. Nem nos damos conta delas. São as que se transferem de geração em geração, culturais.
É preciso bastante atenção para notá-las.
Exemplo: preconceito racial. Ouço gente no Brasil dizendo que não temos isso aqui, de tanta mistura do povo já nos acostumamos a ter pessoas de todas as raças, misturadas.
Que nada. Ainda temos racismo no Brasil. É só examinar as pesquisas. Eles, os negros, ainda ganham menos (qdo trabalham, claro), têm menos oportunidades, precisam mostrar o dobro de competência.Quando eu estava na faculdade, tinha poucas colegas negras, duas na real. Um dia o professor se virou para uma delas e disse: “-Tu sabes que vais precisar lutar muito mais que teus colegas pra conseguir alguma coisa, não sabe?”
Jesus!! Eu fiquei chocada com aquilo, mas ela respondeu…”sim, eu sei disso”.
Outro exemplo: preconceito de gênero. As mulheres ainda são espancadas, estupradas, agredidas…e por seus maridos!! Recebem salário menor que um homem na mesma função.
Mas o que mais me choca mesmo é a postura que algumas apresentam. Aceitam, de bom grado, um papel coadjuvante, sabe? Regra três, âncora, aquela que fica na reserva pra uma eventual necessidade.
Conheci uma que, qdo perguntada qual era seu maior sonho ela respondeu:
“-Que meu marido seja X (um cargo que não vem ao caso)”. CREDO!!
Como diz um amigo meu: “Têm serragem na cabeça”. Francamente, só falta a coleira. Nem ao menos reconhecem algo que Deus já nos concedeu faz muito tempo: liberdade.

Eu quero justiça, quero liberdade de consciência, instrução.
Chega disso! Somos todos iguais, homens, mulheres, negros, brancos, índios…Quando vamos entender isso?? Incluo todo mundo aqui…
Deixe um comentário

