Leituras que fazemos das coisas

Me inpressiona como somos todos tão diferentes no que se refere à leitura que fazemos das coisas. Se 5 pessoas estiverem conversando sobre qq coisa teremos 5 diferentes interpretações. Sobre o mesmo assunto, sobre a mesma coisa.
Eu acho que isso se deve a tantos fatores que seria quase impossível saber pq um entende uma coisa e outro entende algo totalmente diferente, sobre o mesmo fato, coisa, assunto, seja o que for.
Isso cria uma dificuldade imensa nos nossos relacionamentos. Pq tendemos a creditar que a nossa leitura é a correta, enquanto que o outro entende justamente o oposto. Já aconteceu de meu marido me dizer A e eu entender B…e só depois de muita conversa descobrirmos isso. E os dias de hoje não ajudam muito.
No estilo de vida que temos vivido estamos nos acostumando com as coisas imediatas, prontas. Ninguém mais aceita ficar um minuto que seja esperando a página da internet abrir…tem que ser um clic e deu!! Abre logo!
Mas nos relacionamentos a comunicação não pode ser assim…rápida e resolvida com um toque no mouse. É preciso gastar tempo, conversar, conversar de novo…e outra vez…
Ouvir alguém é quase um ministério. Ninguém mais quer ouvir. Hoje as amizades se constroem no orkut, facebook, msn. Temos 700 amigos, mas não conhecemos de verdade nem 1/4 deles. Nem precisamos propriamente “falar” com as pessoas…Imaginem entender qdo alguém fala!! Fica quase impossível.
Mesmo que tenhamos diferentes visões sobre a mesma coisa é conversando que chegamos a um bom entendimento, com amor, sinceridade, coração aberto e franqueza. E isso requer tempo. Um tempo que muitas vezes não estamos dispostos a gastar.
Eu espero que a modernidade do séc. XXI não seja uma barreira intransponível à verdadeira comunicação. Aquela que ouve, fala, procura entender e colocar-se no lugar do outro.
Abração!!

Deixe um comentário

