Nosso "portuga"…

Será que estou me tornando uma daquelas pessoas bem chatas? Dizem que, com o passar dos anos, nos tornamos mais exigentes e ranzinzas. Mas será que é isso? Estava conversando com um amigo sobre erros de português. Essa nossa língua é cruel mas tem sido muito mal tratada tb. Minha irmã é professora universitária e me relata da dificuldade que é corrigir provas. Nossos jovens não sabem escrever…e nem ler em voz alta…não sei o que é pior. Não sabem gramática, pontuação, ortografia, um horror. Nossa culpa provavelmente. Não estimulamos nossos filhos a ler. E isso é importantíssimo. Fora os professores de português que andam por aí…desanimam qq aluno com o “entusiasmo” da aula.
Vocês já viram aquelas frases que começam tipo: “O grupo de amigos…” e mais na frente “…foram para casa”? O grupo foi! Isso é corriqueiro.
Crase? Alguém sabe o que é isso? E as trocas ente o A artigo e o HÁ do verbo haver…dói. Vírgulas? Põe por tudo, com fartura…acho que é o que mais se erra por aí.
Eu mesma cometo erros dolorosos! Na corrida escrevo “atrazado”… só Jesus! hehehe
Ainda bem que existe corretor. Mas algumas coisas ele não detecta, portanto…não adianta, alguma coisa passa.
A melhor dica é escrever frases curtas… pra quem não tem muito traquejo na coisa…facilita um monte!
Ainda inventaram de alterar nossa ortografia para fazer ajustes comerciais…agora sim ficou brabo!! Tiraram o assento agudo de idéia…mas quem teve essa ideia maluca? Tão bonitinho …
Fazer o quê…adaptar-se é a saída…ou é saida…não, esse não tiraram…
Abraços.

PS…se acharem um erro me avisem, tá?

Deixe um comentário

