Obras de arte??

Sábado, dia lindo em Porto Alegre, almoço com a família…resolvemos ir ao museu, ver uma exposição nova no Iberê Camargo. Não me perguntem de quem eram as obras pq não vou lembrar. Olhamos tudo, subimos e descemos todo o museu, dá pra ver imagens lindas da cidade pelas janelas (!?!?!?) … bom passeio.
Agora, eu tenho uma pergunta que não quer calar há bastante tempo: quem é que decide se uma “obra” é arte ou não?????
Porque sinceramente, o que eu ví (a grande maioria) eram rabiscos, alguns muito parecidos com aqueles que meus filhos fizeram no jardim de infância. Há um quadro que lembra um risca-e-rabisca, sabe? Daqueles ao lado do telefone, que você fica desenhando enquanto fala…hehehehehe.
Eu não entendo de arte, confesso. Mas cá pra nós: arte moderna é qq coisa que “alguém” grandão do ramo diz que é? Tinha umas folhas de papel com algumas letras soltas…umas coisas bem feias…e numa exposição no Iberê…eu não entendo.
Ok, algumas obras eram bem interessantes, complexas…mas tinha muita coisa nada a ver. E essa exposição ta correndo o mundo, Madri, NY…caramba.
Ou eu sou muito burra ou tem algo estranho nesse mundo das artes. Certa vez ouvi um filósofo falando sobre isso, sobre o que as pessoas do ramo das artes consideram como “obra de arte”. Ele afirmava que, hoje, qq coisa é arte. Não há critérios? Beleza, estética, complexidade…não contam?
Eu vi uns papeis enrolados que formavam nós…pendurados…o que tem de arte nisso? Francamente!!
Eu esperava ver algo que me transmitisse uma informação, um desejo, sentimento, sonho, visão…não vi nada disso lá. Só me ajudou a confirmar que eu prefiro as obras antigas.
Volto pra casa pra tomar um mate que é melhor…hehehehehe.
Abraços!

Deixe um comentário

