Especial da revista Veja sobre Mulheres

Essa semana a revista Veja publicou um encarte com dados, pesquisas e textos ótimos sobre o universo feminino. Fazia tempo que não lia algo bom assim. Pra quem puder ter acesso a ela eu indico a leitura. Trata de assuntos muito pertinentes, trás dados estatísticos demonstrando as mudanças de mentalidade feminina ao longo dos anos e coisas assim. Bem bom mesmo. Estou fazendo uma propaganda gratuita aqui, eu sei, mas acho que vale.
Não é comum encontrarmos bons textos tratando da mulher na imprensa em geral. Geralmente são tendenciosos ou um tanto toscos, quase óbvios. Por isso fiquei bem impressionada. Ainda bem que aparece coisa boa vez ou outra!
Uma coisa que confirmou minhas ideias e constatações sobre o preconceito contra as mulheres é o resultado apresentado sobre a presença das mulheres em órgãos colegiados de decisão (quando tem um grupo que decide junto). A revista mostra que, apesar das mulheres fazerem parte do cotidiano profissional geral, elas não estão presentes (ou qdo estão é em número ínfimo) nos grupos decisórios.
E aqui eu vou fazer um paralelo com os evangélicos. Coisa mais incomum é encontrar mulheres em presbitérios. Elas são muito apreciadas no trabalho cristão, são uma bênção, “mulheres de Deus”, mas qdo chega a hora de decidir as coisas…isso é para os homens. Lamentável…
E é triste constatar que as esposas dos líderes e pastores sejam tão desconsideradas. Sabe aquele costume dos egípcios de enterrar as mulheres e escravos junto com o faraó? Bom, se formos analisar, a grande maioria das esposas de partores “vira fumaça” quando eles morrem. Desaparece no ar…Afinal, qdo eles estão entre nós elas são “esposas de pastores”…depois que eles se vão…
Espero que isso mude ao longo do tempo. E que as mulheres entendam seu papel na sociedade e em qq lugar, e lutem por ele, pelo seu espaço, por reconhecimento. No mínimo gritem bem alto!!!
Eu tenho esperança…mas não muita.
Abraços.

Deixe um comentário

