Menopausa

É, a idade vai avançando e o corpo muda de repente. Geralmente a menopausa começa por volta dos 50 anos. Mas bem antes disso podemos começar a sentir alguns sintomas da sua proximidade. Infelizmente, neste período, temos todos os sintomas ruins da menopausa junto os os também ruins anteriores a ela.
Nessa fase acontecem os chamados calores, que não são os fogachos típicos da meno. Estes afetam do peito para cima. Os calorões percorrem o corpo inteiro. Muito desagradável é acordar no meio da noite suando quando está frio, ficar com o rosto vermelho “do nada”, as dores de cabeça, a pele mais seca, as unhas escamando …chato, realmente muito chato.
Eu estou passando por essa fase. Não saí da fertilidade nem entrei na menopausa. Tenho as chatices de ambas. Há que se ter paciência.
Mas a maturidade não é tão ruim assim. Muitas coisas que nos afetavam demais na juventude desaparecem quando ficamos mais velhas. Isso é muito gratificante. Bom perceber que algumas coisas deixaram de ser assim… tão importantes! Implicâncias, bobagens, medos…muita coisa se vai.
Além disso, envelhecer faz parte do processo da vida, é inevitável, inexorável. O melhor que temos a fazer é envelhecer com o máximo de dignidade possível. É claro que existem coisas sobre as quais não temos muito controle, como as doenças. Mas se mantivermos uma cabeça boa, ativa, cuidarmos da saúde e fizermos um mínimo de atividade física a probabilidade de envelhecer bem é boa.
Como disse meu psiquiatra, aos 70 anos nós somos o que começamos a construir nos 40.
Portanto, mãos à obra. depois não adianta reclamar.
Hoje descobri que, apesar de emagrecer 5 quilos ou mais, fazer atividade física diária e ter alimentação saudável, meu colesterol continua lá em cima. É a genética falando mais alto. Vou ter que tomar medicação.
Uma pesquisa recente em SP descobriu que a grande maioria das mulheres na menopausa está com sobrepeso. Isso é lamentável. Pelo menos deste mal estou salva. Mas esse tipo de coisa tem solução, se os cuidados forem tomados cedo.
Assim, meu conselho às mulheres nessa faixa etária: cuidem-se, invistam na saúde, porque ela não tem preço. E para as mais jovens: não deixem para depois, comecem a cuidar-se o mais rápido possível.
Abração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s