Honrar a Deus sim, mas não só a Ele

Como uma pessoa que viveu muitos anos de sua vida no meio evangélico me deparei, e ainda hoje me deparo, com algumas atitudes que entendo equivocadas. Uma delas é a quem devemos prestar honra.
Eu vejo muita gente atribuir tudo o que tem de bom na vida a Deus e o de ruim ao diabo, claro. A segunda afirmação, apesar de também errada , não vou comentar aqui e agora. Mas a primeira merece minha reflexão.
Entendo que, para quem tem fé, acreditar que tudo depende de Deus é quase óbvio. E não discordo, é assim que deve ser. Só que, como tudo na vida, isto pode ser temperado com uma pitada a mais de entendimento.
Atribuir tudo na vida a Deus conduz, muitas vezes, a uma atitude que pode variar da inconsequência e irresponsabilidade ou, por outro lado, a uma indiferença ou falta de reconhecimento. Vamos aos exemplos.
Um jovem que tem seus pais consigo, que trabalham e lhe sustentam, lhe proporcionam estudo, alimentação, vestuário, laser ou mesmo o mínimo para sobreviver não pode simplesmente dizer: – Eu dependo de Deus em tudo! E esquecer-se de que, de igual forma, depende do pai e da mãe, do sacrifício e cuidados deles. E não raramente tem conflitos com estes, e sérios, brigas, desobediência, mas honra a Deus todo dia. Ora, isso é falta de entendimento.
Um pai ou mãe que, por acreditar que Deus é quem cuida dos seus, relaxa na sua obrigação de fazer de tudo para dar a sua família boas condições de vida, algum patrimônio, pensão para a esposa ou marido quando morrer. Não investe de forma adequada. É trágico. Alguns trabalham na obra de Deus a vida toda e quando morrem ficam a companheira e filhos ao famoso “Deus dará”. Eu chamo essa atitude de irresponsabilidade, descaso e não de fé. Não é obrigação de Deus prover, cuidar, manter, pensar no futuro e sim do pai, mãe, marido, esposa.
E se a esposa, mãe, o marido ou pai trabalhou, supriu, e construiu uma vida confortável para sua família ou mesmo se esforçou para dar o máximo que podia, é injusto dão dar honra a eles!
Eu vejo gente dando glórias a Deus por tudo mas nem mencionam seus pais, mães, esposos, esposas, filhos, avós ou outros pelo que ELES fizeram. Tem gente que dá um duro danado na vida, ajuda as pessoas se não tem família, proporciona conforto para muitos ou poucos, eles merecem ser honrados por isso.
E outros que servem a Deus, de uma forma ou de outra, e dizem de boca cheia que Ele é quem supre todas as necessidades, mas descuidam da família, não estudam, não investem no trabalho, na renda, com a desculpa de que “Deus sabe das nossas necessidades”. Sim, Deus sabe, mas eles ou elas não?

Meu pai fez muitos sacrifícios na vida para prover a família. Estudou, se lascou para conseguir formar-se na faculdade, trabalhou muito e deixou minha mãe muito bem quando faleceu. Colhi os frutos disso e até hoje colho. Sei que Deus foi bom comigo e dou graças a Ele. Mas foi meu pai quem fez de tudo para que hoje eu tenha o que tenho. Dou a ele essa honra.
Vale a pena pensar sobre isso. Dependemos de Deus sim e devemos-lhe essa honra, mas não só a Ele.
Abraços.

Deixe um comentário

