Ano Novo, vida nova??

Desde pequena ouço essa frase: Ano novo, vida nova. Por vezes dita como brincadeira, por outras como um fato ou alvo a ser buscado. Eu não acredito que o simples fato da mudança de ano tenha o condão de alterar a vida. Óbvio que se trata somente de uma data, nada mais. Mas se essa “virada” puder ser usada como combustível para uma reflexão a frase pode ter algum sentido.
Na minha perspectiva, o ano só começa de verdade em Março. Sempre foi assim. Acho que isso se deve ao fato de que minha família passava o verão inteiro na praia, só voltávamos no início do calendário escolar. Por isso Janeiro e Fevereiro são meses atípicos pra mim, como se flutuassem entre os demais, num limbo temporal. São dias em que reflito sobre o que vou fazer no decorrer do ano, não exatamente um tempo de planos, mas de ideias.
Já tive a experiência de fazer planos concretos, importantes e vê-los se desfazerem em fumaça… Agora prefiro deixar que a vida tome seu rumo mas não sem a devida responsabilidade.

Não condeno ou desaprovo quem faz projetos, promessas, estabelecem metas para os dias que virão. Cada um do sei jeito. O maior problema disso, a meu ver, é criar expectativas altas demais, ou acrescentar um jugo pesado nos ombros.
Se a realidade e características de cada um são preservadas tudo bem.
Espero que 2011 seja um bom ano, com realizações, saúde, grana (afinal ninguém paga as contas com capim), amor, amizades, tudo o que todo mundo quer. Mas sem cobranças. Acho melhor assim.
Para refletir: As vezes é mais complicado manter o que já se tem do que buscar o novo.
Abraços.

Deixe um comentário

