Falar em público: um desafio

Estava vendo uma reportagem na TV sobre a dificuldade que as pessoas têm de falar em público. Não se trata somente de falar a um grande número de pessoas mas diante de pessoas, como em uma reunião de trabalho, por exemplo. Tem gente que sente uma enorme dificuldade. Um misto de vergonha, timidez, insegurança. Um pouco disso tudo até é normal, todavia quando essas sensações atrapalham as funções exercidas a coisa se complica.
Minha experiência pessoal nessa área não é muito grande. Apesar de ter sido treinada para falar (advogado que não sabe falar está ferrado de saída!), fazer curso de advocacia não garante boa desenvoltura. Apresentações de trabalhos na faculdade ajudaram muito. Mas de qualquer forma, e mesmo antes da faculdade, não costumo sofrer para falar, desde que eu tenha conhecimento de causa. Por que falar do que não se sabe é um risco, ou pior, é o caminho para o vexame.

Leia mais…

2 comentários sobre “Falar em público: um desafio

  1. oi!Em minha adolecencia tinha um terrivel medo de falar em publico,de ser julgada,de ofender,de me impor.mais um dia percebi que eu abria mão,de ser eu,das minhas vontades,de exigir respeito.hoje não sou muito de falar porem não tenho medo de me expresar,de ser simplismente eu. um abração!

  2. Ana, desse mal eu nunca sofri. Graças a Deus!Quando eu era criança eu não tinha a menor vergonha de abrir a boca e soltar o verbo, na faculdade além de apresentar os trabalhos ainda fazia algum comentário sobre a roupa ou sapato dos professores… Tinha uma professora que eu era fascinada pelos sapatos dela hahahaHoje em dia, evito me pronunciar nas reuniões do trabalho pra nao me indispor com meus colegas, mas falar, sobretudo do que tenho conhecimento, não é uma tarefa dificil.Beijos, queridona!!Verônica

Deixe um comentário

