Boa literatura

Estou lendo um livro muito interessante: A Arte da Vida, de Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês que é a bola da vez na área. Inclusive participará do Fronteiras do Pensamento deste ano.
O tema central é a Felicidade e os parâmetros atuais de sua busca pelo homem. Bem bom.
Estou no início da obra, portanto não posso ainda dar uma opinião formada mas, pelo que já li, vou gostar do resto.
O sociólogo é autor daqueles livros “líquidos”: Amor líquido, Medo líquido, Tempos líquidos e outros tantos como Identidade, Vidas desperdiçadas, são várias obras tratando da sociedade contemporânea.
Uma das afirmações mais contundentes que li até o momento é que pesquisas comprovam que aumentar a renda das pessoas não aumenta o sentimento de felicidade delas. Ou seja: as coisas reconhecidamente indispensáveis à felicidade não podem ser compradas nas lojas.
Até acredito que, se perguntada, a maioria das pessoas diria exatamente isso. Mas comporta-se de maneira diferente no dia a dia.
É ou não é que estamos sempre “querendo algo” mais? Uma bota nova, um carro novo, mais dinheiro para comprar todas as roupas da Zara… Tipo: “serei mais feliz quando conseguir aquele celular com GPS, Internet e que também faz café!” hehehehe…
Pensar sobre isso faz bem. Costumamos aceitar o que a mídia nos empurra goela abaixo. Do jeito que vai estaremos sempre precisando de algo mais para sermos felizes. Como diz o autor, a busca da felicidade é uma corrida sem linha de chegada? É ruim hein?
Espero que a leitura me ajude a refletir mais e melhor sobre a minha vida. Se esse post ajudar você de alguma forma a pensar também…já me sinto feliz!
Abraços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s