O Paraíso das Compras

Estive recentemente em Rivera, com meu marido, visitando amigos muito queridos. Foram dias ótimos, gosto muito de lá. Sempre somos muito bem recebidos, o carinho é comovente. Mas quero falar sobre o que acontece naquela cidade, que cresce ano a ano devido ao intenso comércio dos free shops.
É impressionante o que se vê pelas ruas: gente e mais gente comprando, todos brasileiros, a maioria gaúchos. Nossa condição monetária atual favorece esse verdadeiro formigueiro humano. As filas nos free shops são assustadoras, mas não desanimam os compradores. Lojas de perfumes fervilham, recendendo a uma mistura indecifrável de aromas.

Pelas ruas, funcionários levando produtos mais pesados até os carros dos clientes. São carrinhos de mão que vão e vêm sem parar.
Nas mãos, sacolas e mais sacolas, quando não são coisas bem maiores, tipo antenas parabólicas.
Vi uma senhora com duas sacolas de bebidas e Pringles suficientes para uma festa das boas!
Confesso: é uma tentação. É possível comprar por lá pela metade do preço o que se compra aqui. E até menos! O pessoal, via de regra, “não está nem aí” para o limite de U$ 300. E a Polícia Federal não foi vista por mim na volta. Ou seja: liberou geral!
Só que trazer coisas permitidas mas acima da cota é crime, descaminho. E trazer coisas proibidas, tipo pneus, é contrabando. Se for pego nessas condições a dor de cabeça será grande. Por isso, aconselho a quem for por lá fazer suas comprinhas que fique atento. Dar uma de esperto pode sair muito mais caro do que pagar o imposto devido. Os produtos são apreendidos e vai responder a processo criminal.
Além do mais, honestidade (na minha opinião) não é uma questão de oportunidade.
Ou será que é?
Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s