Relacionamentos doentios

Hoje me deparei, mais uma vez, com a notícia de morte seguida de suicídio. Mais um marido que mata a esposa e atira contra si mesmo, depois de horas de cárcere privado. Já virou coisa comum.
Anos atrás, quando trabalhava (força de expressão, já que não era um “trabalho”) com relacionamentos, li e estudei um pouco sobre relacionamentos codependentes. Conceituando bem vagamente, são aqueles em que as pessoas envolvidas possuem um tipo de dependência doentia um do outro e que geram uma relação ruim, da qual ambos não conseguem sair. Ou, quando saem, entram em outra muito semelhante. É quase como se “buscassem” esse tipo de relação. Poderíamos dizer que se aplica aquela frase: buscando sarna para se coçar.
É impressionante: algumas pessoas buscam alguém que se encaixe na sua necessidade, ou de sofrer ou de infringir sofrimento. Por isso se chama de relação codependente.
Esse perfil só consegue uma solução com alguma ajuda. Dificilmente uma pessoa sai dessa situação sozinha. E não é somente uma questão de apoio. Porque geralmente há apoio, por parte da família ou amigos. Mas a ajuda precisa ser mais especializada, para entender a causa do comportamento e tratar a doença. Sim, acredito que seja uma doença. Emocional, psíquica.
Não creio que alguém goste de sofrer. Mas há pessoas que não sabem ser felizes. A dor se transforma em uma espécie de alimento. Triste, não?
Infelizmente, é o que mais se vê por aí. Alguns vivem a vida toda em relações assim. Se completam, ainda que de forma patológica. Outros acabam violentamente, como ocorreu ontem.
Tem dias em que penso que os relacionamentos saudáveis estão em extinção. Será que estamos transformando nossa sociedade a ponto de extinguirmos o “…e viveram felizes para sempre”?
É de assustar…
Abraços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s