Dieta para mães no verão de 2012!

Meninas: encontrei essas dicas no site da revista Abril e achei muito interessante. As novas mamães, com o verão batendo na porta, ficam aflitas para perderem os quilinhos ganhos durante a gravidez. Sem estresse, com muita calma e sabedoria isso é possível, sem prejudicar o filhote. Vejam aí:

Proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e muitas fibras. Os nutrientes indicados para as mães que estão amamentando são os mesmos que qualquer pessoa saudável deve consumir. A única diferença é que, nesse período, a mulher precisa comer em maior quantidade para compensar o gasto calórico, que agora é maior. De acordo com o pediatra Paulo Pachi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, as mães chegam a perder de 500 a 800 calorias diárias em decorrência do aleitamento. “Naturalmente, a mulher sente mais fome e, por isso, deve se alimentar bem até ficar saciada”, aconselha. 

Nenhum alimento é proibido durante a amamentação, mas os médicos recomendam dosar o consumo de cafeína. A ordem é não exagerar no café, no chá preto e nos refrigerantes à base de cola, principalmente, à tarde e à noite, pois essas bebidas podem prejudicar o sono do bebê. Quanto ao álcool, alguns estudos recentes mostram que ele pode contaminar o leite materno e interferir no sistema imunológico do pequeno. Água também é indispensável nessa fase. O corpo feminino necessita de uma boa reserva desse líquido para manter a produção láctea. O ideal é consumir quatro litros por dia, incluindo sucos e chás.

 Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 também não devem faltar no cardápio da mamãe. Eles são encontrados em peixes de água fria (salmão, truta, atum, bacalhau, anchova e arenque) e são importantes não só porque fazem um bem danado ao coração. Na verdade, são os únicos que melhoram a qualidade do leite materno. “O cérebro do bebê é formado, basicamente, por gordura e a ingestão desses alimentos pela mãe reforça as propriedades do leite materno essenciais para o desenvolvimento desse órgão”, explica Paulo Pachi. Além disso, ingerir essas gorduras do bem pode aumentar a sensação de saciedade nos bebês mais vorazes.

Abraços!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s