Luz de velas

Por que será que eu gosto tanto de velas? Simplesmente amo ter uma (ou várias) vela acesa em casa. Não sou católica, muito menos devota de algum santo. Mas gosto da luz que a vela proporciona. Uma meia luz, sendo mais exata. Acho que é disso que gosto, da penumbra. 
Lembro quando eu era criança. Momentos que eu guardo carinhosamente na memória são os de falta de luz. Era o máximo! Sem televisão (óbvio), geralmente estava chovendo bastante (temporal vinha com a certeza de ficar no escuro), velas acesas e todo mundo na sala. Fazíamos figuras com as sombras das mãos na parede. Como era simples aquilo e como era bom!!
O pessoal reclamava porque não dava pra fazer nada sem luz. Mas eu amava quando acontecia… na verdade eu ficava esperando… que saudade…
E eu gosto tanto das tais velas que dei jeito de aprender como se faz. Hoje faço minhas próprias luminárias de cera. É muito simples. Não preciso de muito enfeite, porque o que quero mesmo é queimá-las todas! Por isso não acho interessante pagar por uma “obra de arte” de parafina se depois vou derreter tudo. Pra mim, vela é pra queimar. Essa coisa de enfeite…não me serve. Acho até que as velas mais rebuscadas, que ficam  na estante, nas mesas, por anos…elas devem sentir uma baita crise de identidade! Afinal, pra que servem se não for pra queimar? Não é para isso que foram criadas? Ficam ali, esperando um foguinho…Coitadinhas…
Agora mesmo estou com estas aí, de supermercado, acesas bem na minha frente, em duas garrafas de vinho que estou usando como castiçal, um estilo meio livre, vintage, art noveau, qualquer coisa assim. Na verdade não importa. Desde que iluminem, derretam e me façam feliz.
Abraços.
 
Deixe um comentário

