Mensalão: serão condenados?

Se tem uma coisa que dá pano pra manga é julgamento polêmico no STF. Todo mundo tem uma opinião e, geralmente, esta vai ao encontro do que a mídia diz sobre o assunto. Eu, como sou da área, tenho uma certa cautela em acreditar no que a imprensa fala em matéria de processo judicial. A imprensa não quer justiça, quer assunto pra ganhar dinheiro. Por isso não são muito confiáveis. Nem vou entrar na questão política de cada veículo de informação. É um saco de gatos. Os interesses (ou interésses, como diria Brisola) são os mais variados.
Quem nunca estudou direito tem mais dificuldade de entender como tudo isso funciona…ou não funciona. A verdade real (dos fatos) muitas vezes não chega ao processo. E o judiciário julga conforme as provas, a verdade processual, aquilo que pôde ser conhecido e provado. 
Infelizmente, muita gente já vai para um julgamento com a “sentença” pública estabelecida. O povo julga conforme o que lê no jornal e vê na TV. Mas será que o que foi divulgado pela imprensa está nos autos do processo? Aí é que está a questão.
Não tenho nenhuma convicção quanto à condenação ou absolvição dos réu no caso do mensalão. E digo isso simplesmente porque não tenho como saber sem conhecer o processo. Pelo que se lê e ouve eles são culpadérrimos. Mas como não me deixo levar só pelo que ouço e vejo nos jornais e TV eu realmente não sei. 
Acredito que o STF vai julgar pelo que está no processo. Agora: será que está tudo lá? A verdade real se tornou prova processual?
Como já disse o Ministro Marco Aurélio, “o Supremo Tribunal Federal é o último a errar”. Neste caso seria o único, já que a instância é única. Espero que não errem agora. Mas seja qual for a decisão, teremos que engolir. Aguardemos.
Abraços.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s