Qual é o seu verbo?

Tenho pensando sobre “verbos”. Não no sentido da classificação gramatical ou coisas do gênero. Minha cabeça está mais atenta para um aspecto que pra mim é interessante. A Bíblia diz:
João capítulo I, vrs. 1, 2 e 3:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
Quando Deus se apresenta a Moisés e fala a ele o deve dizer sobre quem o enviou para libertar seu povo do Egito, Ele diz:
Êxodo 3:13-14
…”Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. “
Interessante como Deus usa um verbo para se identificar, para dizer quem Ele é. Sem um substantivo (neste caso).
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
Deus é um “VERBO”… Fiquei pensando no por quê disso. Lendo um pouco sobre gramática, descobri (bem resumidamente) que o verbo é um centro estruturador. Sempre ouvi que ele indica a “ação”. Mas gostei desta definição de “centro estruturador”. Alguma dúvida que Deus é um centro estruturador?
Se formos examinar o livro de Gênesis, vemos que tudo ali começa com um verbo: “Haja”. Ou seja, toda a estrutura da criação começou com Deus usando verbos. Claro, ele estava agindo… Mas Ele vai mais além, quando se descreve como o Eu Sou. Deus conceitua a Si mesmo como aquele que É.
Jesus É, Era e Há de vir…e por aí vai. Verbo SER. Mas não diz é… “quem”…? Precisaria? Não.
Quando nós nos identificamos, nos apresentamos à alguém, usamos algo depois do “eu sou”. Nosso nome. Mas muitas vezes isso não basta, e vamos dizendo o que fazemos, filhos de fulano e beltrana, pais de sicrana, de onde somos…Ou alguém já se apresentou dizendo: “Prazer, eu sou o que sou? rsrsrs…seria doidice. Para nós o verbo não identifica. É incompleto.
Continuando o pensamento, se o homem é imagem e semelhança de Deus, por que não examinarmos nossas próprias questões verbais? Ora, Deus É. Nós, por consequência, também somos. Mas quero ir além disso.
Dizer que nós “somos” pode identificar nossa essência como filhos daquele que É. Mas como somos filhos, muitos e diferentes uns dos outros, será que temos verbos que nos identificam como indivíduos? Se somos semelhantes a Ele é possível que tenhamos “verbos” que possam nos identificar ou, pelo menos, caracterizar. Deus usa o verbo SER. Qual será o meu? E o seu, você sabe qual é?
Voltando para a gramática, se o verbo é estruturador e indica a ação, certamente cada um de nós tem uma característica pessoal de ser e agir que pode ser resumida em um verbo.
Eu sei o meu: é RESOLVER. Entre todos os verbos que posso examinar, certamente o verbo RESOLVER é o que melhor me descreve. Tenho outros: CONTROLAR, FAZER.
No que isso pode me ajudar ou ajudar alguém? Bom, conhecer a si mesmo é o primeiro passo para entender comportamentos, dificuldades e possíveis áreas de atuação, profissional, relacional ou mesmo espiritual.
Eu creio que quando sabemos quem somos e quais nossas características fundamentais fica mais fácil entender os processos pelos quais passamos. É mais fácil escolher uma profissão, perceber minhas dificuldades e limitações, entender que projetos Deus tem pra mim, etc.
Nem sempre é fácil admitir. Por exemplo: eu “resolvo”, eu”controlo”. Isso pode ser um problema muitas vezes, porque quero controlar tudo e todos…tenho medo de avião (óbvio, não posso controlar nem resolver nada lá de cima!!!), quero que as pessoas ajam como eu quero…e vai longe a lista de encrencas. Mas também tem seu lado bom. Resolvo muita bronca e controlo situações difíceis com certa destreza.
Então aqui vai um desafio: Qual é o verbo que melhor lhe descreve? Se não souber, pergunte aos amigos e parentes, com certeza eles podem lhe ajudar nisso.
Abraços.
 
 
 
Deixe um comentário

